A Folha mente sobre os gastos do governo federal para a Copa de 2014

Copa2014_03_logoNota à imprensa: esclarecimentos sobre investimentos do governo federal para a Copa do Mundo

Via Blog do Planlato

A matéria veiculada pelo Portal UOL, da Folha de S.Paulo, na manhã de domingo, dia 23, assinada por Rodrigo Mattos e Vinicius Konchinski, distorce informações, faz relações incorretas e induz o leitor a uma interpretação errada dos fatos. Cabe esclarecer o seguinte:

● Não há um centavo do Orçamento da União direcionado à construção ou reforma das arenas para a Copa.

● Há uma linha de empréstimo, via BNDES, com juros e exigência de todas as garantias bancárias, como qualquer outra modalidade de crédito do banco. O teto do valor do empréstimo, para cada arena, é de R$ 400 milhões, estabelecido em 2009, valor que permanece o mesmo até hoje. O BNDES tem taxas de juros específicas para diversas modalidades de obras e projetos. O financiamento das arenas faz parte de uma dessas modalidades.

● Não houve qualquer aporte de recursos do Orçamento da União nos últimos anos para a Terracap (Companhia Imobiliária de Brasília). Portanto, a matéria do UOL está errada. Não há recurso algum do Orçamento da União para a obra de nenhuma das arena, o que inclui o Estádio Nacional Mané Garrincha.

● Isenções fiscais não podem ser consideradas gastos, porque alavancam geração de empregos e desenvolvimento econômico e social, e são destinadas a diversos setores e projetos. Só as obras com as seis arenas concluídas até agora geraram 24.500 empregos diretos, além de milhares de outros indiretos, principalmente na área da construção civil.

● É importante reforçar que todos os investimentos públicos do Governo Federal para a preparação da Copa 2014 são em obras estruturantes que vão melhorar em muito a vida dos moradores das cidades. São obras de mobilidade urbana, portos, aeroportos, segurança pública, energia, telecomunicações e infraestrutura turística.

● A realização de megaeventos representa para o país uma oportunidade para acelerar investimentos em infraestrutura e serviços, melhorando as cidades e a qualidade de vida da população brasileira. Os investimentos fortalecem a imagem do Brasil, de seus produtos no exterior e incrementa o turismo no país, gerando mais empregos e negócios para o povo brasileiro.

Ministério do Esporte

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão

Tags: , , , , ,

2 Respostas to “A Folha mente sobre os gastos do governo federal para a Copa de 2014”

  1. Pedro Says:

    Segundo o portal da transparência o governo federal está “investindo” um valor considerável para a construção dos estádios. Ou pode ser que esse valor não vá para os estádios, seja tudo desviado, dai fica complicado saber!
    Veja link: http://www.portaltransparencia.gov.br/copa2014/empreendimentos/investimentos.seam;jsessionid=50CD2283E93236A8BB38589708C37EBC.portalcopa?menu=2&assunto=tema

  2. Virginia Maia Says:

    Nao quero nem ler esses e-mais mais!!!!!!! boa noite!!!!!!!!! Chega de mentiras!!!!!!!!!

    Enviado via iPad

Os comentários sem assinatura não serão publicados.