Podem escrever: Comportamento de Barbosa no STF não vai acabar bem

Joaquim_Barbosa33

Fernando Brito, via Tijolaço

Quem conhece um pouco sobre as vaidades humanas e o que ocorre com os relacionamentos profissionais ou pessoais depois que eles chegam ao ponto de ruptura vai entender o que digo. Não vai acabar bem o Ministro Joaquim Barbosa na condução dos trabalhos do Supremo Tribunal Federal.

Por um nada, já havia engrossado na quarta-feira, dia 14, com o ministro José Toffoli. Na quinta-feira, dia 15, engrossou com o decano da Corte, Celso de Mello e insultou o ministro Ricardo Lewandowski.

Celso de Mello – Os argumentos são ponderáveis. Talvez pudéssemos encerrar essa sessão e retomar na quarta-feira. Poderíamos retomar a partir deste ponto específico para que o tribunal possa dar uma resposta que seja compatível com o entendimento de todos. A mim me parece que isso não retardaria o julgamento, ao contrário, permitiria um momento de reflexão por parte de todos nós. Essa é uma questão delicada.

Barbosa – Eu não acho nada ponderável. Acho que ministro Lewandowski está rediscutindo totalmente o ponto. Esta ponderação…

Lewandowski – É irrazoável? Eu não estou entendendo…

Barbosa – Vossa Excelência está querendo simplesmente reabrir uma discussão…

Lewandowski – Não, estou querendo fazer justiça!

Barbosa – Vossa Excelência compôs um voto e agora mudou de ideia.

Lewandowski – Para que servem os embargos?

Barbosa – Não servem para isso, ministro. Para arrependimento. Não servem!

Lewandowski – Então, é melhor não julgarmos mais nada. Se não podemos rever eventuais equívocos praticados, eu sinceramente…

Barbosa – Peça vista em mesa!

Celso de Mello – Eu ponderaria ao eminente presidente talvez conviesse encerrar trabalhos e vamos retomá-los na quarta-feira começando especificamente por esse ponto. Isso não vai retardar…

Barbosa – Já retardou. Poderíamos ter terminado esse tópico às 15 para cinco horas…

Lewandowski – Mas, presidente, estamos com pressa do quê? Nós queremos fazer Justiça.

Barbosa – Pra fazer nosso trabalho! E não chicana, ministro!

Lewandowski – Vossa Excelência está dizendo que eu estou fazendo chicana? Eu peço que Vossa Excelência se retrate imediatamente.

Barbosa – Eu não vou me retratar, ministro. Ora!

Lewandowski – Vossa Excelência tem obrigação! Como presidente da Casa, está acusando um ministro, que é um par de Vossa Excelência, de fazer chicana. Eu não admito isso!

Barbosa – Vossa Excelência votou num sentido, numa votação unânime…

Lewandowski – Eu estou trazendo um argumento apoiado em fatos, em doutrina. Eu não estou brincando. Vossa Excelência está dizendo que eu estou brincando? Eu não admito isso!

Barbosa – Faça a leitura que Vossa Excelência quiser.

Lewandowski – Vossa Excelência preside uma Casa de tradição multicentenária…

Barbosa – Que Vossa Excelência não respeita!

Lewandowski – Eu?

Barbosa – Quem não respeita é Vossa Excelência.

Lewandowski – Eu estou trazendo votos fundamentados…

Barbosa – Está encerrada a sessão!

O jornal O Globo narra que se ouviu, na antessala, a discussão com os termos “palhaçada” (certamente dito por Barbosa) e “respeito” (pedido por Lewandowski). O site Consultor Jurídico dize que lá, quase chegou-se às vias de fato.

Notem que isso aconteceu na primeira possível – possível! – divergência de interpretação nos embargos de declaração. A coisa ainda está longe de chegar aos pontos mais polêmico: os embargos infringentes que, se aceitos – o que JB tentará impedir –, implicam reavaliação do julgado, o que não ocorre agora, quando se examina apenas uma questão de interpretação adequada da aplicação da lei.

Joaquim Barbosa parece explosivo, voltando a apresentar as contorções posturais de antes, o que todos achavam, depois dos momentos de lazer que ele, com todo o direito, gozou.

Se seu comportamento pessoal, depois das revelações sobre empresa offshore montada para driblar impostos na compra de um apartamento em Miami, já não demonstrava equilíbrio, repeti-lo na condução da mais alta corte do País é catastrófico.

Os ministros, a esta altura, devem estar se perguntando como poderão conviver com um presidente da corte que não os respeita em suas ponderações e votos, não se sabe se por um desequilíbrio verdadeiro ou se pela ânsia de aparecer como uma espécie de Charles Bronson jurídico, à procura de uma imagem pública de justiceiro.

***

Leia mais sobre Joaquim Barbosa, o menino pobre que mudou o Brasil:

O arrogante Barbosa volta a ofender Lewandowski e tumultua julgamento da AP470

OAB cobre investigação contra Joaquim Barbosa

Paulo Moreira Leite: Joaquim, Pedro 1º e o racismo

Joaquim Barbosa pode ser destituído por usar imóvel do STF como sede de sua empresa

Joaquim Barbosa, o fora da Lei, utiliza imóvel do STF com sede de sua empresa

A origem do nome da empresa de fachada de Joaquim Barbosa

Joaquim Barbosa e os benefícios fiscais de seu imóvel em Miami

O doutor Joaquim Barbosa, a Veja, o domínio do fato e o apartamento em Miami

Apartamento de Joaquim Barbosa em Miami custou US$10,00

Sócio em offshore nos EUA, Joaquim Barbosa viola estatuto do servidor no Brasil

Joaquim Barbosa, o menino pobre que mudou o Brasil, compra apartamento milionário em Miami

Joaquim Barbosa condenaria eventual réu Barbosa

O laconismo da Uerj e a aliança entre Joaquim Barbosa e Jair Bolsonaro

A relação entre Joaquim Barbosa e a Uerj

O super-herói Joaquim Barbosa recebeu R$700 mil da Uerj sem trabalhar e quer retroativos

Miguel do Rosário: O mensalão de Joaquim Barbosa

O herói da mídia Joaquim Barbosa voa para ver o jogo do Brasil com dinheiro público

A Globo e Joaquim Barbosa são um caso indefensável de conflito de interesses

Joaquim Barbosa embolsou R$580 mil em auxílios atrasados

Joaquim Barbosa, quando quer, não domina a teoria do domínio do fato

De licença médica, Joaquim Barbosa bebe com amigos e emperra o STF

Nádegas de ouro: Reforma dos banheiros de Joaquim Barbosa custará R$90 mil

Reinaldo Azevedo: “A arrogância de Joaquim Barbosa é espantosa!”

O ético Joaquim Barbosa, o herói da mídia, usou passagens do STF quando estava de licença

Joaquim Barbosa ataca instituições democráticas do Brasil

STF paga viagem de jornalista de “O Globo”

Bater em mulher é covardia: Quando Joaquim Barbosa não era herói da mídia

***

Tags: , , , ,

4 Respostas to “Podem escrever: Comportamento de Barbosa no STF não vai acabar bem”

  1. Todas as virtudes de Joaquim Barbosa | Conversa Afiada Says:

    […] de Joaquim BarbosaJulgamento da AP470: Erro crasso motivou acesso de fúria de Joaquim BarbosaPodem escrever: Comportamento de Barbosa no STF não vai acabar bemA nova etapa da AP 470 tem de corrigir as injustiçasO arrogante Barbosa volta a ofender Lewandowski […]

  2. anisioluiz2008 Says:

    Republicou isso em O LADO ESCURO DA LUA.

  3. Jésus Araujo Says:

    É prá chorar e rir (o samba O que dá prá rir dá prá chorar). Lembrei-me de uma do início da República. Deodoro, presidente, com temperamento aproximado ao de JB, entra em conflito com seu ministro da educação e dos correios (foi assim que o MEC começou), Benjamim Constant, e lhe grita: Somos militares. “Puxe sua espada, que eu puxarei a minha”. Os presentes levaram os dois velhos ofegantes, cada um para uma sala. Benjamin Constant, o patriarca da República, que fez a Escola de Cadetes do Realengo, comandada por ele, e toda a tropa gritar a proclamação da República, abafando a voz de Deodoro que dava vivas ao Imperador, pediu demissão do ministério; Deodoro se entusiasmava com a notícia, trazida de Petrópolis pelo major Frias, de que o Imperador aceitava o ultimato do exército de demitir o Gabinete Ouro Preto, ato imortalizado na conhecida estátua equestre de Deodoro – de barrete na mão, ele dava vivas ao Imperador (quem contou isto foi o Marechal Rondon, então cadete nas fileiras da Escola do Realengo, em entrevista, pouco antes de morrer, ao falecido Jornal das Letras). Felizmente, no STF, não há espadas a puxar e os contendores ainda possuem muita vivacidade e energia para se xingarem. Mas o que me intriga é esse ingente e intolerante esforço de JB para condenar, e com as mais graves penas, os réus do dito mensalão.

  4. GOTADÁGUA Says:

    […] Podem escrever: Comportamento de Barbosa no STF não vai acabar bem   +TAG   […]

Os comentários sem assinatura não serão publicados.